dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     05/05/2024            
 
 
    

A produtividade animal é dependente de diversos fatores, destacando-se entre eles o correto atendimento das exigências nutricionais dos animais através de dietas corretamente balanceadas em proteína, energia e macro e micro minerais. Segundo Gonzaga Neto et al. (2005), exigência nutricional é a quantidade de um nutriente que deve ser suprida para satisfazer às necessidades de um animal saudável em um ambiente compatível com seu bem-estar.

Os macro e microminerais chamados de forma geral de minerais são extremamente importante para os seres vivos por estarem envolvidos na manutenção da vida, participarem de quase todas as vias metabólicas do organismo, exercerem funções importantes na manutenção do crescimento, no metabolismo energético, na função imune, no desempenho reprodutivo, assim como no aumento da produtividade animal. Os minerais são divididos com base na quantidade exigida pelo animal em macro e microminerais.

Os macrominerais são exigidos em maiores quantidades, sendo expressos em g/kg da dieta, são eles: cálcio (Ca), fósforo (P), magnésio (Mg), enxofre (S), sódio (Na), cloro (Cl) e potássio (K). Já os microminerais são exigidos em menores quantidades, estando expressos em mg/kg, são eles: zinco (Zn), cobre (Cu), cobalto (Co), iodo (I), selênio (Se), manganês (Mn), ferro (Fe), flúor (F) cromo (Cr) e níquel (N).

Dietas deficientes em minerais podem causar um quadro de carência, apresentando sintomas característicos para cada mineral. Alguns desses sintomas são deformações ósseas, osteomalácia (amolecimento dos ossos), raquitismo, anemia, anestro (ausência ou atraso do cio), retenção de placenta, entre outros.

Alguns fatores afetam a exigência de minerais pelos animais, tais como: tipo de dieta, disponibilidade e forma química dos elementos minerais nos ingredientes, aspectos relacionados às inter-relações (antagonismos e agonismos) entre os minerais, nível de produção, idade, raça, grupo genético, sexo e condições climáticas as quais o animal encontra-se submetido (Underwood e Suttle, 1999).

Alguns comitês internacionais publicaram tabelas de exigência de minerais para ovinos e caprinos, como o norte-americano NRC, o inglês AFRC, o australiano CSIRO e o francês INRA. Estes diferem nos valores preconizados para as exigências nutricionais, em função das diferenças nas metodologias, nos fatores de correção e eficiência de utilização adotada por estes sistemas (Resende et al 2008).

O sistema de alimentação mais recentemente publicado para gerar valores de exigências nutricionais de ovinos e caprinos foi o NRC, com sua última publicação em 2007. Atualmente o NRC é o sistema mais utilizado no Brasil para cálculo de rações e suplementos minerais, porém suas tabelas são baseadas em experimentos que utilizaram material genético, forrageiras e condições ambientais distintas das nossas, levando a resultados que não correspondem às reais exigências dos nossos animais.
Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas em universidades brasileiras como as Universidades Federais da Paraíba (UFPB), Campina Grande (UFCG), Pernambuco (UFPE), Ceará (UFC), Lavras (UFLA), Minas Gerais  (UFMG) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com o intuito de determinar as exigências nutricionais de ovinos e caprinos, para os diversos sistemas de produção e material genético utilizados no País.

Através dos dados destas pesquisas será possível a elaboração de uma tabela de exigência mais adequada aos animais utilizados em nossos sistemas de produção, a exemplo do que foi feito na Universidade Federal de Viçosa para bovinos de corte com a tabela de exigências nutricionais de zebuínos puros e cruzados (Paulino et. al., 2010).


 
Referências bibliográficas
 
GONZAGA NETO, S.; SOBRINHO, A. G. S.; RESENDE, K. T. Composição Corporal e Exigências Nutricionais de Macrominerais para Cordeiros Morada Nova. Revista Brasileira de Zootecnia, v.34, n.6, p.2133-2142, 2005.
 
PAULINO, P. V. R.; CHIZZOTTI, M. L.; MARCONDES, M. I.; VALADARES FILHO, S. C. Exigências nutricionais de zebuínos puros e cruzados. 2 ed. Viçosa:UFV, 2010.
 
RESENDE, K. T; SILVA, H. G. O; LIMA, L. D; TEIXEIRA, A.M.A. Avaliação das exigências nutricionais de pequenos ruminantes pelos sistemas de alimentação recentemente publicados. Revista Brasileira de Zootecnia, v.37, suplemento especial p.161-177, 2008.
 
UNDERWOOD, E.J., SUTTLE, N.F. The Mineral Nutrition of Livestock. 3º ed. Midlothian, UK, p. 283–392, 1999.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Nutrição Animal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada